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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29049

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Título: Regulações discursivas do sub-processo de revisão local
Autor(es): RUIZ GUEVARA, Laura Clemencia
Palavras-chave: Psicologia; Metacognição; Pensamento; Análise crítica do discurso – Aspectos psicológicos; Escrita – Análise; Gêneros discursivos; Argumentação
Data do documento: 21-Fev-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nesta pesquisa se estudam as regulações discursivas do sub-processo de revisão local na produção de gêneros escolares. Entendendo que a) os processos psicológicos tem uma natureza semiótica; b) o discurso é heterogêneo, portanto diferentes organizações discursivas constituem diversos processos psicológicos; e c) o discurso tem uma natureza contextual, esta pesquisa assume que sub-processo de revisão local é uma organização discursiva, especificamente uma organização discursivo-argumentativa caracterizada por ser um espaço de negociação entre as diferentes vozes sociais que concorrem na composição de um texto (SANTA-CLARA, 2005). Partindo deste conjunto de pressupostos, a tese deste estudo considera que o sub-processo de revisão local estaria regulado por dois aspectos derivados da sua constituição discursiva: pelo pensamento reflexivo que decorre da sua organização discursivo-argumentativa e –tese central- pelas características da situação de produção e o gênero discursivo que está sendo produzido. Analisa-se um corpus composto pelas transcrições de registros videograficos dos processos de produção textual de dois alunos universitários. Em situação de laboratório, os alunos produziram textos como parte de uma atividade de avaliação de uma disciplina, sendo uma destas produções um ensaio e a segunda um relato de aula. Por meio de microanálises se caracterizam as regulações dos eventos de revisão local em termos dos movimentos argumentativo-reflexivos e dos componentes constituintes dos gêneros discursivos (tema, estilo, forma composicional). As análises permitem caracterizar os eventos de revisão local como sendo regulados primordialmente pelas condições de produção dos textos. À luz da tarefa de produzir um texto por meio do qual os conhecimentos elaborados pelos alunos serão avaliados, revisões reguladas pelo estabelecimento do tema do texto e a forma como este é apresentado são mais frequentes, assim também revisões sobre o correto uso da língua padrão. Entretanto, as revisões reguladas pelo estilo individual do escritor foram menos frequentes. Conclui-se que o sub-processo de revisão local longe de ser uma operação cognitiva abstrata que realiza um indivíduo no vácuo social, é uma atividade regulada por mecanismos discursivos argumentativos e que, vista sua natureza discursiva, a situação de produção regula seu funcionamento.
Descrição: SANTOS, Selma Leitão, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selma
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29049
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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